Corpo Docente

Um pouco de nossos professores com experiência e reconhecimento acadêmico para contribuir com a formação do seu sucesso.
Marina Zava de Faria
Marina Zava de Faria

Advogada e Professora. Atuação com ênfase em Direito Empresarial. Doutora em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Goiano de Direito.Empresarial Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás . Advogada da MZ Advocacia Corporativa. Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/GO. Professora do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Instituto Brasileiro de Ensino (IDP), Escola Superior Associada de Goiânia (ESUP/FGV), Professora de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e IPOG.

Frederico Galvão
Frederico Galvão

Mestre em administração pela FGV EBAPE, Graduado em Administração pela PUC-GO, MBA Internacional em Gerência de Projetos FGV/ Mondragon Unibersitatea e MBA Internacional em Marketing com ênfase Comercial FGV/Ohio University. Formações pelo MIT em Liderança e Inovação. Possui mais de 15 anos de experiência na gestão de projetos de Formação de Executivos em nível nacional e internacional, atuando na concepção, gestão e operação de Programas no Brasil com a Fundação Getulio Vargas e Faculdade ESUP e Programas Internacionais junto com a FGV nos Estados Unidos (Indiana State University desde 2012, MIT – 2017, e Babson College 2018 e na Espanha (Mondragon Unibertsitatea – 2013 e Mondragon Team Academy 2015). Atualmente Diretor Executivo da Educon Educação e Carreira (Mato Grosso e Goiás), Coordenador do Curso de Administração e Diretor Executivo da Faculdade ESUP.

Peterson Castro
Peterson Castro

Mestrando em Administração de Empresas, POST MBA em Inteligência Empresarial (FGV), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing, Administrador de Empresas por formação. Atualmente Professor no Pós-ADM da FGV habilitado nas disciplinas de Empreendedorismo, Estratégia Empresarial e Gestão Comercial. Possui carreira docente sólida no mercado, com vivência em Instituições de Ensino renomadas do cenário nacional para cursos de Graduação, Pós-Graduação e Mba´s. Palestrante, Consultor Empresarial Credenciado ao Sebrae/GO, com foco em Gestão Administrativa, Gestão Estratégica, Operacional, Comercial, Recursos Humanos, Marketing e Franchising. Diretor da IBE Consultoria e Negócios e Delivery Chopp. Experiência de mercado a mais de 20 anos, foi executivo de empresas de serviços, atendendo demandas importantes, com foco em relacionamento, alavancagem de performance financeira dos clientes do grupo, implantação de KPI focados em gestão por resultado como: Cargil, Monsanto, Adm, Louis Dreyfus, Rio Quente Resorts, Alphaville Flamboyant, Cartório Mais, INPEG, MRV, São Salvador Alimentos, Sescoop/GO, Grupo Privé, Triunfo/Concebra, Jalles Machado, Aslof, Kroton, Parada 21, Pinauto, Shopping dos Cosméticos, Clínica Vittá, Estilo Joias, Master Caminhões e outras grandes companhias brasileiras. Diretor voluntário da ABRH/GO (Associação Brasileira de Recursos Humanos
com foco em relacionamento com Instituições de ensino).

Christian Dress
Christian Dress

Formado em Administração de empresas pela UniCuritiba, MBA em Finanças e Controladoria pela FGV-RJ, Mestrado em Agronegócios pela UFG, Post MBA em Governança Corporativa e Compliance pela FGV-RJ, e Pós Graduando em Mercado Financeiro e de Capitais pela FIPECAFI (parceria com a B3). Experiência como executivo de Finanças e Controladoria há mais de 20 anos, com atuação em Gestão Estratégica, implantação de ERP’s, Sistemas Gerenciais para tomada de decisões, Orçamento empresarial, Gestão por Indicadores, Controles internos, processo de M&A / Due Dilligence, Governança Corporativa, entre outros. Atuei como Gerente de Controladoria na Holding do Grupo Jose Alves (entre as empresas do Grupo, a franquia Coca Cola). Atuei como Controller em empresa de agronegócios (adquirida por multinacional suíça – Grupo SGS). Atualmente Controller e membro do Conselho Consultivo de um grupo de empresas distribuidoras de medicamentos farmacêuticos, rede de drogarias, agropecuária e posto de gasolina, localizados em GO, DF, TO, MA, PA, AM, PI. Atuei como consultor em vários ramos de negócios (Segurança, comunicação, agronegócios). Professor universitário há 16 anos em cursos de Graduação e Pós Graduação, presencial, online e EAD. Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas e congressos renomados, incluindo premiações.

Leandro Evangelista
Leandro Evangelista

Possui graduação em Administração, Habilitação em Marketing pela Faculdade Ávila(2007), especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoira pelo Fundação Getúlio Vargas(2017), especialização em MBA em Gestão Comercial pelo Fundação Getúlio Vargas(2013) e aperfeiçoamento em Pós-MBA em Inteligência Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas(2014). Atualmente é Professor da Sociedade Brasileira de Cultura e Ensino Superior e Professor executivo do Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Nayron Divino Toledo Malheiros
Nayron Divino Toledo Malheiros
Advogado do Escritório BMA Advogados, Mestre em Direito Constitucional Econômico pela UNIALFA, Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela UCAM, Pós-Graduado em Direito Tributário pela UNIDERP, Ex-Diretor Jurídico do Procon-Goiânia, Ex-Assessor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ex-Chefe da Advocacia da Controladoria Geral do Município de Goiânia.
Cristiano Moraes de Lemos
Cristiano Moraes de Lemos

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Estado (2011). Professor de direito penal e direito processual penal na graduação da Escola Superior Associada de Goiânia – ESUP. Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Penal e Processo Penal da Escola de Direitos Humanos de Goiânia-Go – EDH. Membro e 1º Secretário do Comitê Estadual de Combate à Tortura em Goiás. Advogado Criminalista. Mestrando em Direito no PPFDA UFG.

Carolina Soares Hissa
Carolina Soares Hissa

Doutoranda em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás- UFG. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2012). Especialização em Direito Público e Administração Pública – MBA pela Universidade Castelo Branco (RJ)(2006). Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2002). Professora do curso de direito da Escola Superior Associada de Goiânia – ESUP/FGV. Uniceug, UniCambury e Faculdade Católica de Anápolis. Pesquisadora da Cátedra Sérgio Vieira de Melo (ACNUR-UFG) e do Núcleo de Pesquisa da Faculdade ESUP. Professora de cursos preparatórios para exame da ordem. Leciona as disciplinas de Direito Constitucional, Econômico, Financeiro, Administrativo, Internacional Público e Direitos Humanos. Pesquisadora Cnpq no grupo de pesquisa Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas na América Latina da Universidade de Fortaleza. Parecerista AD HOC de periódicos jurídicos.

Marcia Helena Lopes
Marcia Helena Lopes

Possui graduação em Direito (PUC/GO 1997), Especialização em Direito Ambiental (PUC/GO 2003), Mestrado em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Biodiversidade (L’Université Paris VII Jussieu, 1999), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável (UnB, 2019). Atualmente é pós-doutoranda no Programa de PósGraduação Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (UniEvangélica). Possui experiência na docência do ensino superior no campo dos Direitos Humanos, Direito Ambiental e Urbanístico, Direito Agrário, Direito Civil, Metodologia e orientação de trabalhos acadêmicos. Advogada, atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, políticas para a conservação da biodiversidade, unidades de conservação da natureza, política e legislação ambiental, ocupação do solo e desenvolvimento sustentável rural e urbano, ecovilas, contratos e estatutos sociais.

Wanessa Silveira Costa.
Wanessa Silveira Costa.

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera/LFG/IBDP (2012). Atualmente é professora da Escola Superior Associada de Goiânia – ESUP  nas disciplinas de processo civil; TCC;  conciliação, mediação e arbitragem; orientadora no Núcleo de Prática jurídica – NPJ e advogada autônoma.

Adriane Azeredo
Adriane Azeredo

Possui graduação em DIREITO pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização em Direito Público pela Universidade de Rio Verde e cursa LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Atualmente é membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP, Coordenadora Executiva do Fórum Goiano de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Goiás-FOCEG , membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Estadual Geral Alberto Rassi-HGG e Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Hospital Estadual Geral Alberto Rassi-HGG. Tem experiência na Área de Direito Médico, Biodireito e Direito Público. Foi Assessora Jurídica do Programa Brasileiro de Aids do Ministério da Saúde, membro da Comissão de Direitos Humanos OAB-GO, Comissão de Conciliação Mediação e Arbitragem OAB-GO e Secretária Executiva da Comissão de Direito Médico e Acesso à Saúde-OAB-GO. É mediadora judicial certificada pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ. É advogada – ESPÍNDOLA E AZEREDO ADVOGADOS S/S e advogada do INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E HUMANO.

Sara de Lima Saeghe A. Ximenes
Sara de Lima Saeghe A. Ximenes

Mestranda em Agronegócios pela UFG, advogada especialista em Direito do consumidor e consultora na área há 22 anos. Professora na Faculdade ESUP há 11 anos, professora de Direito do consumidor na rede Juris e Escola de Direitos Humanos, Direito do consumidor no curso preparatório para a OAB da Rede Juris, Vice presidente da associação Procons Brasil 2008 , gerente do Procon Goiás por 13 anos e consultora em direitos do consumidor para TV, rádios e mídias sociais.

Renato de Sousa Faria
Renato de Sousa Faria

Atualmente, é Chefe de Gabinete na Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás. Advogado, serve desde 2007 como Gestor Jurídico no Estado de Goiás. Neste ambiente, teve a oportunidade de atuar na consultoria jurídica e gerenciar projetos de grande porte e interesse público. Foi Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de Goiás ocupando a Presidência da Comissão de Direito Constitucional e Legislação. Na área acadêmica possui Mestrado em Agronegócios pela UFG – Universidade Federal de Goias, é Coordenador do Curso de Direito e Professor da graduação da ESUP – Escola Superior Associada de Goiânia, credenciada da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Vocacionado à gestão de ambientes complexos e projetos concluiu o MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, com Módulo Internacional – Gestão e Inovação na M.U – Mondragon Unibertistatea – Espanha.

Denise Fernandes Nascimento
Denise Fernandes Nascimento

Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás, Brasil (2018). Mestrado em Administração pelo Centro Universitário Alves Farias – UNIALFA, Brasil (2015). Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC (2011). Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGUERA (1999). Atualmente é Professora no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e Analista em Organização e Finanças – Contadora, da Prefeitura de Goiânia, exercendo a atividade de Auditoria e Controle Interno, na Controladoria Geral do Município – CGM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Jean José Lima de Bastos
Jean José Lima de Bastos

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Goiás (2011) e Graduação de Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologia (INET), Especialização em Docência Superior pela (FACER) e Mestrado em Ciência da Educação (ISEL).

Heloanny de Freitas Brandão
Heloanny de Freitas Brandão

Mestre em Linguística pel. Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Instituição de Ensino Damásio de Jesus (2012-2014). Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2007-2011). Professora na Instituição Esup/FGV nos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. Pesquisadora do núcleo de estudos de Imaginário e Ecolinguística (NELIM), cadastrado no CNPQ. Advogada, com registro na OAB/GO.

Clodoaldo Valverde
Clodoaldo Valverde

Atuante na educação superior com mais de 15 anos de experiência na docência em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenador do curso de Pedagogia EAD da ESUP, onde também atua como professor do curso de Administração com certificação FGV. Graduado em Pedagogia pelo IET, graduado em Direito pela UNIP, graduado em Engenharia Mecânica pela UNIP, graduado em Física Licenciatura e Bacharelado pela UFG, possui Mestrado em Física da Matéria Condensada pela UFG, Doutorado em Física Computacional pela UFG e Pós-doutorado em Química Teórica pela UEG. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFG, também foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFG. É professor da UFG, da UNIP, da ESUP e do Colégio Santo Agostinho. Tem experiência na área de Engenharia, Física e Química Teórica e no ensino de Ciências com destaque em Educação Especial no qual o principal eixo temático envolve o desenvolvimento de metodologias que contemplam estudantes surdos da Educação Básica usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos com Síndrome de Down e Autistas.