ENADE

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Sobre o Enade

A cada três anos o MEC (Ministério da Educação) organiza e aplica provas para os alunos das Instituições de Ensino Superior de forma a medir de forma a qualidade do processo educacional. As notas são dadas em um valor que vai de 1 (para as instituições mal avaliadas) a 5, que é a nota máxima, para as instituições que têm o melhor resultado.

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

img-enade

REALIZAÇÃO

O Enade 2015 será realizado no dia 22/11/2015 e é regulamentado pela Portaria nº 3, de 6 de março de 2015, que determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que Conferem diploma de bacharel em:

Administração;
Administração Pública;
Ciências Contábeis;
Ciências Econômicas;
Comunicação Social (Jornalismo);
Comunicação Social (Publicidade e Propaganda);
Design; Direito;
Psicologia;
Relações Internacionais;
Secretariado Executivo;
Teologia e Turismo.

POR QUE FAZER O ENADE?

programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

O Enade tem como objetivo avaliar a Instituição de Ensino Superior e o grau de ensino que ela oferece, por isso, quanto maior a nota no exame mais o curso é valorizado. Por isso o exame é importante para a faculdade, mas é bem mais para o aluno. Por meio do Enade, o MEC gera o conceito do curso (CPC) em que o aluno está estudando definindo, assim, o peso e importância do diploma.

QUEM DEVERÁ FAZER?

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Estão habilitados ao Enade todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada.

Os concluintes, conforme a portaria do Enade, são aqueles alunos que tenham expectativa de conclusão do curso, assim como os que já fizeram mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrições. A próxima etapa do processo de inscrição é o preenchimento on-line do questionário socioeconômico. Após essa etapa o aluno terá acesso ao local de prova.

A PROVA

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.Somente os estudantes concluintes participarão da prova.

O local de prova estará disponível na página da Internet http://portal.inep.gov.br, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante. O Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer, no local, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia).

Links e Downloads

Obtenha mais informações sobre os Núcleos e Programas da ESUP