10 opções de especializações em odontologia

A odontologia é uma boa profissão para estabelecer uma carreira de sucesso, principalmente quando o profissional em questão sai do básico e busca realizar uma especialização para se diferenciar dos demais no mercado e oferecer tratamentos mais específicos, podendo se tornar referência nessa área. 

Além disso, buscar cursar uma especialidade também significa diminuir o número de concorrentes,uma vez que, a maioria dos dentistas sabem realizar procedimentos considerados como básicos, entretanto nem todos poderão oferecer os tratamentos especializados de determinada área. 

Mesmo assim, ainda sim é preciso escolher com cuidado qual a especialidade que deseja ingressar, levando em consideração qual você irá gostar mais de cursar e visando os benefícios de cada especialidade.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as especializações na área odontológica e confira três opções.

O que é uma especialização e por que fazer uma?

Cursar um curso de odontologia, seja para abrir uma clínica de atendimento particular ou trabalhar para um plano odontológico para mei, significa sair da universidade com um conhecimento básico para realizar os principais tratamentos e conhecer toda a estrutura e questões importantes para a saúde bucal.

Entretanto, assim como acontece com estudantes de medicina, ao se formar ainda é possível realizar um curso que te especializa em alguma patologia específica ou tratamento específico.

No caso da medicina, os recém-formados podem se especializar em órgãos, como o coração, pulmão ou cérebro, ou até mesmo em doenças como o câncer. 

Sendo assim, na faculdade e caminho para se tornar um profissional de odontologia para atender um convênio dentista, a dinâmica é a mesma, só que as especializações são diferentes, e, portanto, são cursadas em tempos diferentes, podendo ser mais longas ou curtas uma das outras. 

Por esse motivo, antes de decidir qual será a especialidade cursada é importante buscar sobre a área de atuação dessa especialização, bem como características do curso e tudo o que precisa saber para atuar nessa área escolhida. 

Quais são as opções de especializações em odontologia para cursar?

A área da odontologia é considerada diversa, por esse motivo é possível encontrar diversas especialidades no mercado que focam em aspectos diferentes da saúde bucal, como por exemplo, questões estéticas, especializadas em doenças e até mesmo em cirurgias que podem ser realizadas através de um convênio odontológico para mei.

Entretanto, confira a seguir algumas das principais especialidades do mercado:

  1. Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial 

Esta é uma especialidade que trata fraturas e lesões em maxilares, mandíbulas e dentes.

  1. Endodontia

Esta é uma área voltada para o tratamento de canais que nada mais é do que um tratamento de problemas que afetam a polpa dentária e os canais radiculares.

  1. Estomatologia

A estomatologia é uma especialidade que realiza o tratamento de doenças desenvolvidas na boca e nas suas estruturas.

  1. Implantodontia

Esse é um especialista que pode restaurar dentes perdidos através de um plano de saúde bucal ou via pagamentos particulares. Essa especialidade envolve a implantação de raízes artificiais e dentes protéticos.

  1. Odontogeriatria

O odontogeriatra é um profissional especialista em problemas bucais desenvolvidos pelo envelhecimento, sendo a especialização, portanto, adequada ao atendimento de idosos.

  1. Odontopediatria

Da mesma forma que o odontogeriatra, o odontopediatra é especialista no atendimento a crianças.

  1. Ortodontia

O ortodontista se especializa na correção do posicionamento dos dentes, colocando-os de maneira certa através de aparelhos corretivos, que podem ser móveis ou fixos.

  1. Patologia Bucal

Especialização cujo objetivo é estudar alterações na cavidade bucal e nas estruturas anexas. É ligada à Odontologia Forense.

  1. Periodontia

Essa especialidade cuida de tudo o que há em torno do dente: gengivas, osso e ligamento periodontal.

  1. Prótese Dentária

Especialidade do profissional que confecciona coroas, próteses dentárias, fixas ou removíveis, especialidade que pode ser oferecida por um convênio odontológico.

Para entender melhor, basta pesquisar sobre “como funciona o plano odontológico da empresa”.

Como descobrir qual é a melhor para você?

Assim como mencionado anteriormente, para descobrir a melhor opção é necessário estudar sobre a especialidade e se fazer perguntas como:

  • Essa é uma especialidade que gosta de trabalhar?
  • Esse é o público que gostaria de trabalhar?
  • Essa especialidade possui um terreno fértil para construção de carreira?
  • Quanto tempo é necessário para se especializar nessa área?
  • Quais os prós e contras dessa área?

Todas essas informações te ajudarão a decidir qual a melhor especialidade para sua carreira.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Compartilhe: