Atividades Complementares

SOBRE A ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares são componentes curriculares enriquecedores e complementadores do perfil do formando, possibilitam a ampliação de horizontes profissional e social, para além da sala de aula. Objetiva o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico. Inclui a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho, com o conhecimento científico e com as ações de extensão junto à comunidade.

Cada curso possui em seu projeto pedagógico uma carga horária destinada às atividades complementares que deverão assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e possibilitar a formação profissional relevante.

 

A Faculdade ESUP deverá adotar formas específicas e alternativas de realização de atividades complementares, interna e externa, sistemáticas e centradas em aspectos considerados fundamentais para a formação do perfil do aluno.

 

As atividades complementares, a que se trata esse regulamento, são classificadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo realizadas por meio de ações formais que visem ao desenvolvimento pessoal, profissional, social, físico, emocional e intelectual do aluno e a melhoria da qualidade de vida e da comunidade.

 

As atividades complementares são definidas como:

 

1. Atividades Complementares de Ensino: compreendem as atividades de estudo que visam o aprofundamento temático e interdisciplinar, além da sala de aula, dentro ou fora do ambiente acadêmico, e que objetivam desenvolver novas habilidades e conhecimentos aos alunos.

2. Atividades Complementares de Extensão: compreendem as múltiplas atividades práticas comunitárias, que visam a inserção do aluno de maneira ativa no contexto global da responsabilidade social, econômica e ambiental.

3. Atividades Complementares de Pesquisa: compreendem as atividades de iniciação científica por meio da participação do aluno em projetos de pesquisa e de promoção do conhecimento científico, como forma de ampliação do conhecimento teórico e empírico.

A realização de atividades complementares não se confunde com a do Estágio Supervisionado ou com a do Trabalho de Curso.

 

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